sábado, 9 de outubro de 2010


A Escola Estadual Cunha da Mota foi contemplada com o Projeto "Escola de Leitores" que integra o programa nacional “Prazer em Ler”, do Instituto C&A, realiza, desde agosto de 2007, por meio de ações articuladas para a promoção da leitura em Natal, Parnamirim e agora em Mossoró.

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Instituto C&A, o IDE e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura inclui encontros mensais, oficinas dentro dos espaços de leitura das escolas, visitas técnicas de acompanhamento do processo e fóruns, que contam com a participação de representantes das instituições escolares e das secretarias municipais de Educação.

O Projeto "Escola de Leitores" tem como principal objetivo cooperar com a construção da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, implementando 12 pólos de leitura em Natal e 3 em Parnamirim, além de assessorar a formação para gestores e educadores mediadores de leitura de 50 escolas estaduais do município de Mossoró.

Nesta perspectiva, a Escola Estadual Cunha da Mota, sente-se honrada por ter sido contemplada com um Projeto tão oportuno e desafiador, visto que "construir" uma Escola de Leitores no contexto atual onde a tecnologia domina a massa, constitui um desafio grandioso, na verdade, um sonho, todavia, possível de ser realizado. Assim, já estamos desenvolvendo várias atividades pertinentes ao Projeto "Escola de Leitores", dentre elas podemos citar: a Sacola Literária, a Biblioteca Intinerante (estante móvel), o empréstimo de livros, as mediações dos professores em sala de aula, as mediações realizadas na Sala de Leitura, o Correio Escolar, as mediações com os funcionários, tudo que está sendo realizado tem o propósito de despertar o prazer de ler.

Ainda temos muito a realizar, temos um longo caminho para trilhar, entretanto, podemos afirmar que já visualizamos sinais positivos neste processo onde o prazer de ler é o foco principal. Sabemos que esse processo exige tempo e dedicação, porém, perceber que nossas crianças já expressam o desejo de ler, sem dúvida, é um fator a ser comemorado e disseminado para todos que estão envolvidos neste Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário