segunda-feira, 4 de outubro de 2010


A Escola Estadual Cunha da Mota foi contemplada com o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, desde o mês de setembro de 2010.

O Programa tem caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante seis meses, nas escolas da rede de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando o 5º e o 7º ano do Ensino Fundamental.

Já seus conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica e em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável, para isso, os alunos recebem um Livro do PROERD.

Além disso, é importante destacar que o Programa foi desenvolvido em 58 países desde 1982, chegou ao Brasil em 1993 e no Rio Grande do Norte em 2002. Hoje, seus 30 policiais militares instrutores, atuam em 17 municípios e já atenderam mais de 30.000 crianças e adolescentes.

O Policial Instrutor PROERD é, acima de tudo voluntário, selecionado a partir de critérios rigorosos que avaliam a sua conduta profissional, ética e moral, devendo possuir autoestima elevada e dinamismo para realizar seu trabalho. O Policial Militar passa por uma capacitação de 80 horas/aula, ministradas por profissionais ligados à área de prevenção como médicos, psicólogos, pedagogos, entre outros, onde aprende a utilizar as metodologias específicas para a aplicação do programa.

Foto 1: Policial Instrutor Ibraim Vilar Moisinho

No final do curso, é realizada uma formatura, na qual os alunos participantes recebem um certificado e prestam compromisso público de resistir às drogas e a violência. Celebra-se, assim, a parceria entre a Escola, a Política e a Família.

Nesta perspectiva, antes de iniciarmos o PROERD efetivamente, convocamos os pais e/ou responsáveis para participarem de uma reunião na qual o Policial Ibraim esclareceu o objetivo do Programa, seu alcance e como iria desenvolvê-lo na escola.

Foto 2: Slide apresentado aos pais
para esclarecimento do PROERD

Foto 3 - 6: Pais e/ou responsáveis atentos
as considerações do Policial Ibraim

Foto 7: Gestor, José Carlos, tecendo comentários
sobre a importância do PROERD para à escola

Na nossa escola, o Policial Instrutor Ibraim é quem está desenvolvendo o Programa no 5º ano do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais), em parceria com a professora Débora. O Programa é desenvolvido toda segunda-feira. Percebemos que existe muita aceitação por parte dos alunos, visto que os mesmos participam das atividades sugeridas com muito interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário