sexta-feira, 15 de outubro de 2010

4ª Parte:

QUARTETO DA ALEGRIA

Foto 1: João Vitor, Carlos Matheus,
Maria Eduarda e Isabella Fernandes


Logo após o encerramento das festividades dedicadas às professoras e às crianças, Ana Sandra foi surpreendida com um pedido cheio de carinho das crianças que irradiavam muita alegria. Assim, elas disseram: "Tia, queríamos que você tirasse fotos da gente e as colocasse no blog da escola. Ah, também gostaríamos que nos chamasse de o "Quarteto da Alegria".

É importante destacar que para o modo com o qual o pedido foi feito não poderia haver outra resposta senão atendê-los. Agora, vejam como são uns amores essas lindas e amorosas crianças da Escola Estadual Cunha da Mota.

Amooooooooooooo esses pequenos, kkkkk...


Foto 2: O Quarteto da Alegria expressando sua alegria

Foto 3: Os irmãos, Maria Eduarda e João Vitor,
irradiando muita alegria



3ª Parte:

HOMENAGEM ÀS CRIANÇAS


Dando continuidade, as crianças foram levadas ao galpão da escola para participarem de várias brincadeiras, receberem brindes, lancheiras, brinquedos, sorvete e do lanche da escola.


Foto 1: Crianças brincando de corrida do limão


Foto 2: Crianças brincando de estourar bexigas



Fotos 3 e 4: Crianças brincando de corrida no saco


Foto 5: Crianças brincando da dança das cadeiras






Fotos 6 - 9: Hildete e Ana Sandra fazendo a
entrega dos brinquedos e lancheiras

Por fim, os alunos foram para suas respectivas salas de aula e fizeram uma festa para suas professoras.






Fotos 10 - 14: Alunos do 3º ano, professora Rúkia
e Nairma (funcionário da escola)



2ª Parte:

HOMENAGEM AS PROFESSORAS


Foto 1: Professoras Rúkia Helena e Débora Aparecida


Dando seguimento ao evento, homenageamos as professoras Rúkia Helena e Débora Aparecida que lecionam, respectivamente, o 3º e o 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

Cabe destacar que ambas por um gesto de grandeza que só poderia aflorar de profissionais comprometidos, acolheram com muito carinho os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), visto que esta turma estava sem professor.

Assim, a Escola Estadual Cunha da Mota só tem a agradecer pelo gesto em favor dessas crianças.

A homenagem foi iniciada com os alunos que fazem parte do Coral da escola juntamente com a Monitora do Programa Mais Educação, Juliana Revorêdo. Desse modo, fizeram uma linda apresentação com a música “Ao Mestre com carinho” da apresentadora Eliana.






Fotos 2 - 5: Canto Coral das crianças da escola

Em conformidade com a programação, houve uma homenagem prestada pelos alunos Mikarla Mikaelly e Tierry Fernandes por meio de uma mensagem. Além disso, a mediadora da Sala de Leitura, Graça Souza, também prestou uma homenagem às professoras.


Foto 6: Mikarla Mikaelly prestando
homenagem as professoras

Foto 7: Tierry Fernandes prestando
homenagem as professoras

Foto 8: A mediadora, Graça Souza,
prestando homenagem as professoras

Logo em seguida, Mikarla e Jaedson entregaram os presentes às professoras Rúkia Helena e Débora Aparecida.




Fotos 9 e 10: Mikarla Mikaelly entregando
o presente a professora Débora


Fotos 11 e 12: Jaedson entregando
o presente a professora Rúkia



1ª Parte:


INAUGURAÇÃO DA SALA "ESPAÇO DO SABER"




A sala "Espaço do Saber" foi criada com o propósito de disponibilizar aos alunos um novo e atraente ambiente para desenvolver suas habilidades e atividades pedagógicas.

Durante o processo de criação, tivemos o prazer de contar com a colaboração, muito especial, do Artista Plástico e funcionário EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA que, na verdade, foi o responsável pela criação do novo ambiente.

Nesta perspectiva, prestamos-lhes uma merecida homenagem, uma vez que muito contribuiu para a concretização deste espaço educativo.

A princípio, EDNALDO cortou a faixa que dava acesso a sala "Espaço do Saber". Em seguida, houve o descerramento da placa que o homenageava. É importante destacar o que estava escrito na placa: "GRATIDÃO - Esta sala foi inaugurada no dia 15 de outubro de 2010 em homenagem ao Artista Plástico EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA pelos serviços prestados a esta Instituição de Ensino."



Fotos 1 e 2: Ednaldo cortando a faixa que

dava acesso a sala "Espaço do Saber"



Fotos 3 e 4: Ednaldo e José Barreto (diretor)

fazendo o desce

rramento da placa


Logo após, recebeu da professora Rúkia Helena uma linda homenagem em forma de mensagem, bem como um álbum personalizado com os melhores momentos de sua vida.


Foto 5: A professora Rúkia Helena

prestando homenagem a Ednaldo



domingo, 10 de outubro de 2010

2ª PARTE

HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO

EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA


Nesta homenagem, contamos com a participação muito especial de MARIA ISABELA FERNANDES DA SILVA, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) que fez uma entrevista com o artista plático Ednaldo de Oliveira Bezerra. Assim, apresentaremos a seguir o resultado desta entrevista.

JOGO RÁPIDO: PERFIL
  • Seu signo: Peixes
  • Cor: Azul
  • Maior qualidade: Honestidade
  • Maior defeito: Perfeccionista
  • Perfume: Natura
  • Comida: Feijão com arroz e bife
  • Bebida: Cerveja, água e suco
  • Paixão: Arte
  • Filme preferido: Xaxado
  • Música predileta: Estilo romântico
  • Programa de TV: Futebol, telejornais (notíciais)
  • Livro: Romances
  • Peça de roupa preferida: Bermuda
  • Medo: Tenho medo da injustiça
  • O que te conquista: O amor
  • Lembranças: Da infância e da convivência com os pais
  • Melhor momento: Quando estou com minha família
  • Fim de semana: Sábado
  • Número de sorte: 14
  • Superstição: Não tenho
  • Hobby: Assistir cinema
  • Animal: Pássaros
  • Família: É tudo na vida
  • Vida: É muito bom viver
  • Morte: Renovação da vida
  • Deus: Conforto
  • Sonho realizado: 1ª Exposição de Arte
  • Brasil: País maravilhoso

1ª PARTE:

HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO


EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA


Foto 1: O artista plástico Ednaldo e suas criações

A Escola Estadual Cunha da Mota sente-se muito honrada em prestar uma homenagem muito especial ao artista plástico e funcionário EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA pelo profissionalismo, espírito de solidariedade e conduta sempre muito amistosa em relação ao seu desempenho enquanto profissional da educação e, acima de tudo, como artista plástico.

EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA nasceu no dia 14 de março de 1954, na cidade de Mossoró/RN, sendo seus pais o Sr. Joaquim e a Srª Maria que foram os primeiros a acreditarem no seu potencial artístico e a incentivá-lo no desenvolvimento de sua arte. Desde os 8 anos de idade descobriu que gostava de desenhar e pintar. No seu processo de escolarização, passou por diversas escolas de Mossoró, entretanto, tem um carinho muito especial pela Escola Estadual Cunha da Mota. Concluiu seus estudos, sendo Graduado em Contabilidade Bancária. Sua família foi quem mais influenciou no seu processo de descoberta pelas as artes plásticas.

Seu trabalho como artista plástico começou a aflorar a partir do ano de 1973 quando optou pelo estilo paisagista e abstrato para expressar sua arte. O artista narra que o fato que mais o emocionou ao longo de sua trajetória de vida foi o dia em que ganhou os primeiros pincéis e tintas dos seus pais, visto que para ele a arte plástica sempre foi sua meta, seu eixo, sua essência de vida, tanto que alimenta o sonho de um dia tornar-se um artista plástico famoso.


Foto 2: Ednaldo colocando sua arte nas Sacolas Literárias

No tocante a arte dos novos talentos no mundo e em Mossoró, acredita que os trabalhos desenvolvidos são ótimos, além disso, pensa que os novos talentos precisam continuar acreditando no seu sonho, por outro lado, entende que a cidade de Mossoró deveria investir mais nos novos talentos, para isso, deveria disponibilizar mais espaços destinados à divulgação da arte dos artistas plásticos da região.

Dentro dessa dinâmica, sua trajetória sempre foi marcada pela dedicação e amor a sua arte, uma vez que a considera muito bela. Existe no seu acervo de telas um trabalho do qual se orgulha muito, trata-se da tela “Pedra de Tibau”. É importante ressaltar que EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA já participou de várias exposições de arte em Mossoró.

Em se tratando de artista plástico famoso, ele entende que a maior expressão nessa área é a pintora Tarsila do Amaral fonte de inspiração para compor seu estilo artístico.

Na concepção do artista, o fato mais importante da sua vida, segundo conta, foi viver com sua mãe a Srª Maria até os seus 87 anos de vida.

EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA é, sem dúvida, um profissional muito talentoso e dedicado. Assim, tê-lo como colega de trabalho é um fato que muito nos alegra. É importante acrescentar que há aproximadamente um mês o convidamos para decorar uma sala de aula que estava desativada e de imediato aceitou o convite. Neste trabalho sua participação foi imprescindível, visto que foi o idealizador e decorador da sala que agora se chama “Espaço do Saber”. A proposta de criar esse espaço diferenciado na escola se deu em função da necessidade de realizar as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, pois nossa intenção era disponibilizar as crianças um espaço atrativo, aconchegante e prazeroso para desenvolver suas habilidades num ambiente motivador e diferenciado de tudo aquilo que há na escola.

Foto 3: Decoração da sala "Espaço do Saber"

Enfim, desejamos sucesso ao artista plástico EDNALDO DE OLIVEIRA BEZERRA e aproveitamos a oportunidade para agradecê-lo pela dedicação e amor explicito que expressa pela Escola Estadual Cunha da Mota.

sábado, 9 de outubro de 2010


A Escola Estadual Cunha da Mota foi contemplada com o Projeto "Escola de Leitores" que integra o programa nacional “Prazer em Ler”, do Instituto C&A, realiza, desde agosto de 2007, por meio de ações articuladas para a promoção da leitura em Natal, Parnamirim e agora em Mossoró.

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Instituto C&A, o IDE e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura inclui encontros mensais, oficinas dentro dos espaços de leitura das escolas, visitas técnicas de acompanhamento do processo e fóruns, que contam com a participação de representantes das instituições escolares e das secretarias municipais de Educação.

O Projeto "Escola de Leitores" tem como principal objetivo cooperar com a construção da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, implementando 12 pólos de leitura em Natal e 3 em Parnamirim, além de assessorar a formação para gestores e educadores mediadores de leitura de 50 escolas estaduais do município de Mossoró.

Nesta perspectiva, a Escola Estadual Cunha da Mota, sente-se honrada por ter sido contemplada com um Projeto tão oportuno e desafiador, visto que "construir" uma Escola de Leitores no contexto atual onde a tecnologia domina a massa, constitui um desafio grandioso, na verdade, um sonho, todavia, possível de ser realizado. Assim, já estamos desenvolvendo várias atividades pertinentes ao Projeto "Escola de Leitores", dentre elas podemos citar: a Sacola Literária, a Biblioteca Intinerante (estante móvel), o empréstimo de livros, as mediações dos professores em sala de aula, as mediações realizadas na Sala de Leitura, o Correio Escolar, as mediações com os funcionários, tudo que está sendo realizado tem o propósito de despertar o prazer de ler.

Ainda temos muito a realizar, temos um longo caminho para trilhar, entretanto, podemos afirmar que já visualizamos sinais positivos neste processo onde o prazer de ler é o foco principal. Sabemos que esse processo exige tempo e dedicação, porém, perceber que nossas crianças já expressam o desejo de ler, sem dúvida, é um fator a ser comemorado e disseminado para todos que estão envolvidos neste Projeto.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010


A Escola Estadual Cunha da Mota foi contemplada com o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, desde o mês de setembro de 2010.

O Programa tem caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante seis meses, nas escolas da rede de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando o 5º e o 7º ano do Ensino Fundamental.

Já seus conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica e em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável, para isso, os alunos recebem um Livro do PROERD.

Além disso, é importante destacar que o Programa foi desenvolvido em 58 países desde 1982, chegou ao Brasil em 1993 e no Rio Grande do Norte em 2002. Hoje, seus 30 policiais militares instrutores, atuam em 17 municípios e já atenderam mais de 30.000 crianças e adolescentes.

O Policial Instrutor PROERD é, acima de tudo voluntário, selecionado a partir de critérios rigorosos que avaliam a sua conduta profissional, ética e moral, devendo possuir autoestima elevada e dinamismo para realizar seu trabalho. O Policial Militar passa por uma capacitação de 80 horas/aula, ministradas por profissionais ligados à área de prevenção como médicos, psicólogos, pedagogos, entre outros, onde aprende a utilizar as metodologias específicas para a aplicação do programa.

Foto 1: Policial Instrutor Ibraim Vilar Moisinho

No final do curso, é realizada uma formatura, na qual os alunos participantes recebem um certificado e prestam compromisso público de resistir às drogas e a violência. Celebra-se, assim, a parceria entre a Escola, a Política e a Família.

Nesta perspectiva, antes de iniciarmos o PROERD efetivamente, convocamos os pais e/ou responsáveis para participarem de uma reunião na qual o Policial Ibraim esclareceu o objetivo do Programa, seu alcance e como iria desenvolvê-lo na escola.

Foto 2: Slide apresentado aos pais
para esclarecimento do PROERD

Foto 3 - 6: Pais e/ou responsáveis atentos
as considerações do Policial Ibraim

Foto 7: Gestor, José Carlos, tecendo comentários
sobre a importância do PROERD para à escola

Na nossa escola, o Policial Instrutor Ibraim é quem está desenvolvendo o Programa no 5º ano do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais), em parceria com a professora Débora. O Programa é desenvolvido toda segunda-feira. Percebemos que existe muita aceitação por parte dos alunos, visto que os mesmos participam das atividades sugeridas com muito interesse.